"Uma Nova política de pensamento?"

Author: Acta Histórica /

A obra de Ignacio Ramonet traduz a evolução da comunicação passando por todas a mídias.


“Tirania da Comunicação” trata do poder que a imprensa tem nas mãos, das responsabilidades e compromisso com os cidadãos, explica a evolução, as mudanças da mídia, e como a tecnologia impulsionou as mudanças no setor informativo, como esse setor se tornou desacreditado e porque, é um livro fundamental para compreendermos a mídia atual.

Sem credibilidade, tudo se tornou comercializável, “deu-se credibilidade de que informação – não importa que informação – sempre é simplificável, redutível, capaz de converter-se em espetáculo de massa e decompor-se num certo numero de segmentos emoções”, de certo que todos têm o direito a informação e que a simplificação da mesma faz parte do processo de divulgação, contudo em dados momentos mimetismo midiático confunde todos os suportes, e precipita a mídia a cobrir tudo sobre o acontecimento (seja ele qual for) sob o pretexto de que outros meios lhe darão importância, uma mídia influencia a outra e de repente temos: uma super importância sobre um fato, uma sociedade confusa sobre o que se passa e emocionalmente envolvida.

A imprensa tem nas mãos um grande poder, que como qualquer outro é muito fácil sair do controle, quando essa capacidade de influência se tornou visível, o poder começou a ser concentrado porem deter o poder sobre os meios de comunicação não necessariamente domina as mentes e as escolhas do público.

Especula-se pelo futuro do jornalismo, e do jornalista, que não será instinto, muito menos a profissão. É indispensável à função que a mídia cumpre na sociedade, não há democracia sem a circulação livre de informação, mas qual será o futuro, as formas de fazer jornalismo? Atua de acordo com o momento histórico que a sociedade vivencia. Atualmente, estamos na era da tecnologia.

0 comentários:

Postar um comentário